top of page

Você está em: BIOARTE

A biologia é uma ciência, isto é, é um conhecimento adquirido de forma sistemática. Mas sendo o objeto de estudo da biologia a vida, fica bem evidente que ela é profunda, complexa e não necessariamente cabe em uma ciência. É verdade que muito do que conhecemos sobre deste campo, descobrimos através da biologia enquanto ciência moderna, mas é inegável que tanto os saberes tradicionais como as produções culturais e artísticas que ensinam sobre a vida e a natureza também são absolutamente valiosas. Nesta seção vamos conhecer diversas formas de ARTE que versam sobre a beleza e complexidade da natureza e da vida. Aproveitem!

Canais do YouTube de Ciência, Divulgação Científica e Biologia

O TED-Ed é uma iniciativa educacional que se compromete a espalhar grandes ideias. No seu site e canal no YouTube é possível conferir diversas animações que foram elaborados de forma colaborativa, com animadores e profissionais da educação especializados em determinados temas. No seu canal, os incríveis vídeos sobre Biologia divididem espaço com outros sobre psicologia, história, física, filosofia, sociedade, política e tudo mais for de interesse comum! É um conteúdo de bastante credibilidade, que vale muito a pena conferir.

TED-Ed

"Se você estiver fazendo uma pesquisa para um projeto, precisando de ajuda com a tarefa escolar, preparando-se para provas ou apenas querendo aprender algo novo, o YouTube EDU é o seu lugar. A partir da parceria entre a Fundação Lemann e o Google, foi criada uma página exclusiva do YouTube na qual professores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais, em português, gratuitos e de qualidade superior. A curadoria dos vídeos é feita por especialistas selecionados e coordenados pela Fundação Lemann. As videoaulas são voltadas para o Ensino Médio e Educação Fundamental e englobam as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia, História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa e Língua Espanhola. A página é diariamente atualizada".

YouTube Educação

Canal do Pirula

O Pirula é biólogo, fala principalmente sobre ciência, evolução, religião, e entre diversas questões éticas e morais, políticas e atuais. Os vídeos normalmente são grandes, simples e bem referenciados com muita honestidade intelectual na interpretação dos estudos e na sua linha de pensamento. Vale muito a pena!

O Átila também é biólogo, pesquisador e nos apresenta o "Nerdologia". O canal, também com informações bem confiáveis extraídas de autores especializados, fala sobre Biologia, religião, comportamento humano, curiosidades, etc. Vale muito a pena ver!

Nerdologia

Ponto em Comum

"O Ponto em Comum" é um canal ótimo! O Davi Calazans é um cara muito simpático que apresenta temas dentro da Biologia, psicologia, química, física, geologia, geografia, tecnologia, economia e até biografias de grandes personalidades. Os vídeos são muito ilustrativos e dinâmicos, ficando super divertido assistir o canal, que também tem uma boa confiabilidade.

Minuto da Terra

O Minuto da Terra é um canal no YouTube que ensina Ciências para crianças e adultos através de animações rápidas e divertidas de até 3 minutos, com um conteúdo diferenciado, criativo e um toque de humor.

Manual do Mundo

 BioKrill 

Esse canal é um dos meus favoritos sobre Biologia. Isso por que essa equipe faz vídeos tanto hilários (como raps, encenações e "dicas biológicas para conquistar o crush") quanto mais sérios, como as sessões de atualidades, falando sobre eugenia, drogas e cracolândia. Simplesmente assistam esse canal se quiserem aprender temas importantes de forma muito divertida!

Stated Clearly

Este canal é simplesmente incrível. Produzido no extrangeiro, todos os vídeos são em inglês, mas eles possuem legenda para muitas línguas, incluindo o português. Lá no canal tem playlist sobre origem da vida, genética e evolução. Os textos são escritos por pessoas que entendem do assunto e tem um grande compromisso com a honestidade intelectual. Simplesmente recomendadíssimo.

Um dos maiores e mais antigos canais sobre ciência e tecnologia do Brasil, o Manual do Mundo possui vídeos com experiências físicas e químicas muito maneiras. É onde eu e outros muitos que adoram experiências gastamos várias tardes das nossas vidas! haha

Se você ainda não conhece, vai lá no canal deles e se divirta! No final de cada experiência ele faz a explicação científica por trás do fenômeno. Vale a pena!

Poemas, romances e outras formas de representar literariamente a natureza

MIA COUTO

"Mia Couto é um “escritor da terra”, escreve e descreve as próprias raízes do mundo, explorando a própria natureza humana na sua relação umbilical com a terra. A sua linguagem extremamente rica e muito fértil em neologismos, confere-lhe um atributo de singular percepção e interpretação da beleza interna das coisas. Cada palavra inventada como que adivinha a secreta natureza daquilo a que se refere, entende-se como se nenhuma outra pudesse ter sido utilizada em seu lugar. As imagens de Mia Couto evocam a intuição de mundos fantásticos e em certa medida um pouco surrealistas, subjacentes ao mundo em que se vive, que envolve de uma ambiência terna e pacífica de sonhos – o mundo vivo das histórias. Mia Couto é um excelente contador de histórias. É o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente, eleito em 1998, sendo o sexto ocupante da cadeira nº 5, que tem por patrono Dom Francisco de Sousa".

Trecho retirado do site do autor.

Espiral

 

No oculto do ventre,
o feto se explica como o Homem:
em si mesmo enrolado
para caber no que ainda vai ser.

 

Corpo ansiando ser barco,
água sonhando dormir,
colo em si mesmo encontrado.

 

Na espiral do feto,
o novelo do afecto
ensaia o seu primeiro infinito.

LITERATURA DE CORDEL

Segundo Carlos Drummond de Andrade,  "a poesia de cordel é uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, do senso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro, em suas camadas modestas do interior. O poeta cordelista exprime com felicidade aquilo que seus companheiros de vida e de classe econômica sentem realmente. A espontaneidade e graça dessas criações fazem com que o leitor urbano, mais sofisticado, lhes dedique interesse, despertando ainda a pesquisa e análise de eruditos universitários. É esta, pois, uma poesia de confraternização social que alcança uma grande área de sensibilidade".

Com isso, diversos folhetos de cordel que trazem esta visão crítica da realidade incluem descrições da natureza, clima e costumes nordestinos, mas também versos sobre a degradação do meio ambiente, trazendo reflexão sobre a interação do homem entre as diferentes etnias, com o planeta e outros seres vivos.

Ao lado disponibilizei uma poesia de Antônio Francisco, um cordelista do Rio Grande do Norte, encadeirado na Academia Brasileira de Literatura de Cordel. "Os animais têm razão" é cômico e crítico, trazendo uma reflexão sobre a relação do homem com os animais e natureza.

(Cordel) Os Animais Têm Razão - Antônio Francisco
00:00 / 00:00

MANOEL DE BARROS

"Tenho em mim um sentimento de aldeia e dos primórdios. Eu não caminho para o fim, eu caminho para as origens. Não sei se isso é um gosto literário ou uma coisa genética. Procurei sempre chegar ao criançamento das palavras. O conceito de Vanguarda Primitiva há de ser virtude da minha fascinação pelo primitivo. Essa fascinação me levou a conhecer melhor os índios. Gosto muito também de ler as narrativas dos antropólogos."

(Manoel de Barros)

Como Elissandro Santana bem descreve em seu blog, "a Poesia Completa, obra de Manoel de Barros, o grande poeta pantaneiro, está repleta de elementos que possibilitam ao leitor reflexões acerca das questões ambientais do Pantanal e,

Desde o começo do mundo água e chão se amam
E se entram amorosamente
e se fecundam.
Nascem peixes para habitar os rios.
E nascem pássaros pra habitar as árvores.
As águas ainda ajudam na formação dos caracóis e das
suas lesmas.
As águas são a epifania da criação.
Agora eu penso nas águas do Pantanal.
Penso nos rios infantis que ainda procuram declives
para escorrer.
Porque as águas deste lugar ainda são espraiadas para
alegria das garças.

 

Manoel de Barros (poema VI), em "Menino do Mato". São Paulo: Editora Leya, 2010.

também, em torno da situação pela qual passa a natureza em outras partes do Brasil e do mundo." Com isso, a obra evidencia a necessidade do homem se religar com a Mãe Terra, "haja vista que toda a poesia em torno desse livro é construída pelo entrosamento entre homem e terra como elemento central para a poética da vida e da existência".

"PELICANO - Na visão do pelicano, peixe existe pra ser comido por ele".

Ferreira Gullar e os "Bichos"

"Foi meu gato, que se chamava Gatinho, que me revelou a importância do acaso na expressão artística. É que estava fazendo uma colagem, quando ele bateu com a patinha na folha de cartolina e desarrumou os recortes de papel colorido que me preparava para colar sobre o desenho greométrico de bules e garrafas. Ao rearrumar os recortes coloridos, mostrou-me uma nova composição em que dialogavam a ordem e a desordem, o estabelecido conscientemente por mim (o desenho) e o que ele, o gato, involuntariamente (?) provocara (...)".

 Com este quê de acaso Ferreira Gullar nos presenteia com colagens inusitadas que compões seu livro "Zoologia Bizarra". Uma mistura de poesia, criticidade, infantilidade, criatividade e acaso, o livro nos leva a rir e refletir sobre várias questões relativas aos animais e ao que há de animal no ser humano. Há quem diga que é um livro para crianças, mas configura lindamente na minha estante, onde é frequentemente visitado.

"PASSARO OU PEIXE? - São, na origem pré-histórica ambos filhos da água".

bottom of page