Como estudar?

O ENEM é uma prova que cobra algumas questões transdisciplinares e contextualizadas com problemas atuais. Por isso, selecionei uma série de dicas para ajudá-los a estudar da melhor forma possível para esta disciplina e superar essa prova!

Se planeje!

Prepare o seu plano de estudos! O primeiro passo pra alcançar seu objetivo é se planejar e organizar! Isso vale pra qualquer matéria, em qualquer concurso, em qualquer idade!

CRONOGRAMA DE ESTUDOS DE BIOLOGIA

Preparei um cronograma baseado nos conteúdos que mais caem. Lá, você consegue se organizar no estudo dos temas e não se perde, pois pode imprimir e ir preenchendo conforme for estudando! Além disso, também encontra a descrição de cada conteúdo, dando dicas de quais assuntos você deve por mais atenção.

Para acessá-lo, clique aqui!

Alguns temas caem mais que outros

Passando o olho nas provas de Biologia dos anos anteriores do ENEM é possível perceber a predominância de quatro temas: EcologiaFisiologia Humana, Genética e Problemáticas Ambientais. Isso não quer dizer que você só deve estudar isso, mas sim que você deve dar muita atenção e a maior abrangência possível quando for estudar esses temas. Pesquise muito e faça materiais de estudo muito completos pra esses temas, por que como são recorrentes, as abordagens vão variando bastante. Por exemplo: na parte da Fisiologia humana, temos o lado da anatomia, da fisiologia ou também de doenças. Ao lado eu deixo um trabalho feito pelo site "Explicaê", que analisou 318 questões do ENEM e colocou as proporções por assunto! Só clicar ali!

 

Não seja conteudista!

A prova de Biologia do ENEM dificilmente vai te perguntar o nome de uma estrutura. Ela vai exigir uma análise um pouco mais contextualizada. Por isso, é mais importante se ater aos processos e entender a lógica que rege 

 estes processos do que se prender muito a nomes. Ao lado, trago um exemplo de questão do ENEM e uma de um vestibular tradicional. Repare bem na diferença. 

Por este motivo, é importante estudar os processos e estar sempre fazendo esquemas ou resumos que interliguem os assuntos. Como genética se relaciona com evolução? Como a evolução se relaciona com ecologia? Como a forma do organismo se relaciona com a sua função? Perguntas como estas promovem coesão dos assuntos e te ajudam a contextualizar melhor! Crie as suas próprias questões. Não se prenda a engolir um milhão de nomes, mas compreender integralmente e fazer conexões com outras coisas que você estudou!

Leia sobre atualidades

E isso não quer dizer prestar atenção somente em assuntos que recebem muita atenção, como a ressurgência da Febre Amarela, mas olhar sempre as abas online sobre saúde e meio ambiente dos principais veículos de comunicação. Lá, tem notícias diárias que não recebem tanta atenção/euforia, mas nem por isso deixam de ser relevantes no contexto do Brasil. Por isso, deixo alguns links pra vocês acessarem notícias como essas. Ao acessar essas informações, busquem entender as implicações delas, bem como coisas que a reportagem pode não estar dizendo. Quando falarem sobre aumento da taxa de mortalidade infantil, procure saber mais sobre quais outros fatores podem ocasionar mortalidade infantil, etc. Expanda o tema. Utilize a notícia como o despertar de um assunto relevante e atual para que você estude mais sobre ele, até por que é comum que os enunciados das questões tragam notícias como textos de apoio para perguntar coisas mais específicas!

Considere assistir Documentários

Existem excelentes documentários, com excelentes fotografias, que ilustram lindamente várias questões interessantíssimas na natureza. Procuro disponibilizar muitos deles aqui no site, mas ainda tem muitos outros no YouTube, bastando apenas procurar por "Documentário + X", sendo X o tema que você gostaria de ver! O bom é que as informações são acompanhadas de imagens, esquemas e animações e isso facilita muito o entendimento. Fora que é uma forma de aprender mais passivamente, o que pode ser um alívio para mentes que estejam um pouco mais cansadas. Ainda existe a vantagem de baixar para o computador/celular e ver em ocasiões ou locais que um caderno não seja muito cabível, tipo num ônibus ou almoço na casa daquele parente distante.

Livros sobre Ciência

Eu também recomendo alguns livros aqui. A grande vantagem do livro é que trás uma visão aprofundada sobre os assuntos, analisada sobre uma perspectiva contextualizada. Para quem já gosta ou quer treinar a leitura, procurar livros científicos é misturar esta prática com conhecimento mais técnico que ele possa trazer. Fiz uma seleção de livros que abordam temas de interesse da Biologia, você encontra no link ao lado

Faça exercícios!

Eu costumo colocar exercícios ao longo dos temas, mas no final de cada um você pode fazer uma lista mais completa, com vários exercícios do tema que acabou de estudar! Para facilitar, eu condensei todos numa pasta do Drive, assim pode baixá-los de uma vez só! Não se esqueça que exercitar os conteúdos é essencial para assimilá-los melhor.