Você está em: BIOARTE>museus e casas de ciência

O Estado do Rio de Janeiro é uma das UFs brasileiras que mais possuem Museus e Casas de Ciências, isto é, locais especialmente pensados para divulgar ciência, nos mais diversos formatos. Entretanto, segundo a Pesquisa de Percepção Publica e Ciência e Tecnologia de 2015, apenas 17,8% da população entrevistada visitou Museu ou Centro de Ciência ou Tecnologia nos últimos 12 meses. O que faz esse descompasso acontecer? Não é o intuito discutir tal questão aqui, mas sim incentivar as visitas, mostrando e divulgando estes espaços para que vocês se interessem em conhecer! Partiu?

O Museu da Vida fica localizado dentro da Fundação Oswaldo Cruz, conhecido como Fiocruz. O museu é dividido em vários espaços, como o Epidaurinho (que estimula as sensações e sentidos), o Castelo Mourisco (famoso símbolo da fundação), a Pirâmide (com microscópios e modelos didáticos do corpo humano e células) e os espaços abertos, com diversas experiências sobre física! Há um trenzinho muito fofo que leva os visitantes até as atrações e espaços. É um programa imperdível pra qualquer idade e bolso! Lá tem bebedouros pra encher as garrafinhas, então leva a sua!

Funcionamento:Terça a Sexta-feira, de 9 a 16h30 / Sábados: 10h-16h

Agendamento de visitas (0xx21) 2590-6747

Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| 

ENTRADA: GRATUITA

Museu da Vida (Fiocruz)

Lá no centro da Cidade do Rio, pouca gente sabe que existe um museu organizado pela Light. Neste moderníssimo Museu, inaugurado em 2012, pessoas de todas as idades aprendem, de forma lúdica e divertida, sobre energia elétrica, o conforto que ela nos proporciona e o nosso papel como consumidor, evitando riscos e desperdícios e combatendo as ligações clandestinas, os “gatos”.

"O Museu oferece três diferentes circuitos de visitação. O Circuito Energia, indicado para estudantes e educadores do ensino infantil, fundamental e médio, apresenta as formas de energia, a eletricidade, as formas de geração, o processo de transmissão e distribuição, os diferentes usos da energia e a relação da energia com o meio ambiente. O Circuito Cidade Inteligente é um centro de demonstração em eficiência energética e smart grid, mais indicado para estudantes de ensino técnico e graduação, além de especialistas do setor elétrico. O Circuito Memória, uma visita teatralizada realizada em um bonde, emociona o público da terceira idade e curiosos sobre o desenvolvimento do Rio de Janeiro no início do Século XX e o importante papel da Light nesse processo. O Museu conta com uma área aberta (Praça das Energias), uma área fechada de 800 m² e também duas salas de atividades educativas, onde ocorrem contações de história, jogos educativos, charadas e também oficinas para professores". Fonte: guiaculturalcentrodorio.com.br

Visitação segunda a sexta, de 11:00h às 17:00h

Mais informações: (21) 2211-7295
eventos@light.com.br 

Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro Rio de Janeiro, RJ

ENTRADA: GRATUITA

Museu Ligth da Energia

O planetário é um espaço super bacana pra quem curte física e astronomia! Lá você pode ver seu peso em vários planetas e estrelas, conhecer através de modelos super legais a forma como o sol, lua e terra giram, fazendo as estações do ano. Podemos assistir às sessões de cúpula (*), onde fazemos uma viagem pra nos sentir no espaço ou até mesmo visualizar o espaço através dos telescópios da Fundação.

O planetário ainda realiza diversos cursos e eventos para todas as idades, para participar é só ficar de olho lá no site ou na página do Facebook. Aliás, pra quem achou esse longe, pode conferir o planetário de Santa Cruz também! (*) As sessões de cúpula são pagas à parte (R$ 26 inteira).

 

Funcionamento:Terça a Domingo, de 14h30 as 17h

Mais informações: (0xx21) 2088–0536

Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea, Rio de Janeiro

ENTRADA: R$ 13,00 (Inteira)

Planetário do Rio

Na Quinta da Boa Vista, há um dos mais antigos museus do Rio de Janeiro. Era um museu belíssimo, no melhor estilo "museu de história natural da Terra". Lá você conhecia os armários com peles taxidermizadas e esqueletos de primatas da Coleção de Mamíferos, do Departamento de Vertebrados, o maior acervo de primatas neotropicais do continente. Você também conhecia dinossauros brasileiros (encontrados no nordeste), fósseis que remontam a terra primitiva e origem da vida e diversos itens de arquelogia, de sociedades mais antigas como as pré colombianas, indígenas, entre outras. Era simplesmente imperdível!

Funcionamento: FECHADO

Mais informações: (0xx21) (21) 3938-1123.

Endereço: Quinta da Boa Vista - São Cristóvão, Rio de Janeiro 

ENTRADA: INDETERMINADO

Museu Nacional (UFRJ)

interditado.gif

O Museu de Ciências da Terra tem um acervo riquíssimo  — entre coleções de mineraisrochasfósseis e meteoritos. Para quem curte Paleontologia e Geologia, é uma ótima visita, pois a exposição fixa conta com mais de 100 mil itens expostos, sendo 7 mil fragmentos de minerais tanto nacionais quanto estrangeiros e 12 mil meteoritos, rochas, documentações e fósseis.

Funcionamento:Terça a Domingo, de 10h00 as 16h

Mais informações: (0xx21) 2546-0342

Endereço: Av. Pasteur, 404 - Urca | Rio de Janeiro

Museu de Ciências da Terra

ENTRADA: GRATUITA

Quem já passou por Botafogo (RJ), próximo ao campus Praia Vermelha da UFRJ, talvez nunca tenha reparado na Casa da Ciência, administrada pela Universidade. O local busca explorar diversas áreas do conhecimento por meio de linguagens distintas: exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual e teatro. Fiquem ligados no site da Casa da Ciência e no respectivo blog para saber sobre exposições e programações especiais!

Funcionamento: Terça a sexta, de 9:00h às 20:00h sábados, domingos e feriados, 10:00h às 20:00h

Mais informações: (21) 2542-7494
casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br 

Endereço: Rua Lauro Müller, 3, Botafogo Rio de Janeiro, RJ

Casa da Ciência (UFRJ)

ENTRADA: GRATUITA

Ligado ao Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Casa da Descoberta expõe experimentos interativos de física, química, biologia e matemática. Vale a pena fazer este passeio junto com outros museus  casas de ciência de Niterói como o Espaço UFF de Ciências, o Instituto Vital Brasil e o Museu de Arqueologia de Itaipu.

Funcionamento: segunda a sexta, das 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h

último sábado do mês, das 9:00h às 17:00h

Contato: Tel. (21) 2629-5809 

 descubra@if.uff.br

Endereço: Campus da Praia Vermelha, UFF Av. Litorânea, s/n, Boa Viagem, Niterói, RJ

Casa da Descoberta (UFF)

ENTRADA: GRATUITA

Um local incrível para quem gosta de zoologia e, principalmente, de animais peçonhentos, fica a dica para conhecer o Instituto Vital Brasil, em Niterói. "O circuito de visitação conta com exposição permanente de animais peçonhentos e oferece a rara oportunidade de presenciar a retirada de venenos desses animais, além de ver de perto a maior serpente venenosa das Américas, a surucucu pico-de-jaca. O instituto oferece, ao público em geral e à comunidade estudantil, sessões de palestras, cursos, seminários, exposições e desenvolvimento de projetos afins".

Funcionamento: Exposição de peçonhentos segunda a sexta, de 8:30h às 16:30h; sábados, domingos e feriados das 8:00h às 12:00h. Extração de veneno - sextas às 10:00h. Visita guiada ao serpentário primeira sexta de cada mês às 11:00h.

Mais informações: Tel. (21) 2711-9223
luis.eduardo@ivb.rj.gov.br

Endereço: Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil Niterói, RJ

ENTRADA: GRATUITA

Instituto Vital Brasil

Você pode conhecer muitos outros Museus e Casas de Ciências no Rio de Janeiro e no Brasil todo dando uma olhada no Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil (2009). O Guia foi organizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), Casa da Ciência e Museu da Vida.

Clique na imagem para visualizar o Guia em .PDF.