
Você está em: QUESTÕES ambientaIS
Vimos nas nossas aulas sobre aquecimento global a potência da interferência humana nos ciclos e dinâmica do planeta, que segundo a concepção de diversos estudiosos da área, tem potência geológica, inaugurando uma nova era chamada Antropoceno. Para entender um pouco melhor esses temas deixo aqui algumas reflexões e materiais complementares no tema, a começar por um artigo do Prof. Dr. Mario Tolentino e Prof. Dr. Romeu Rocha-Filho, publicado na Revista Química e Socidade onde ele explica a química do efeito estufa!
Nesta seção, dedicaremos algum tempo a entender diversos aspectos da atuação humana no planeta Terra, gerando notáveis problemas ambientais. Essa forma de agir tem um porquê. Vivemos em uma sociedade de mercado, de capital, onde tudo tem valor: a terra (solo), a água, o ar, o peixe, o boi. A natureza, no sistema que vivemos, é um produto e essa é a verdadeira origem dos problemas que vemos. Tratar a natureza com uma lógica de empresa não dá certo e já temos a noção disso. Como disse, aqui, vamos ver a ponta desse iceberg, mas pode ter certeza que existe muito mais do que sabemos ou podemos ver. Comece pelo início ou continue de onde parou através do menu ao lado
O cara que faz essa apresentação no vídeo ao lado se chama Mathis Wackernagel. Ele é um dos criadores do conceito da Pegada Ecológica, que basicamente calcula o quanto os seus hábitos custam para o planeta. Isso é importante porque todas as nossas atividades estão envolvidas em alguma cadeia produtiva que degrada ou esgota determinado recurso do planeta. Por exemplo, para a nossa energia elétrica chegar até a nossa casa, existe algum desmatamento relacionado à transmissão nas torres e à construção de hidroelétricas, poluentes e gases estufa que termoelétricas e hidroelétricas geram constantemente para a atmosfera, entre outros desequilíbrios que entram para a conta do planeta. Então, vamos lá. Assista o vídeo, faça uma pesquisa sobre como exatamente cada hábito interfere na saúde do planeta e repense a sua atuação enquanto indivíduo e até onde você está contribuindo diretamente para degradar ainda mais os limitados recursos naturais. Não é uma tentativa de individualizar problemas estruturais, mas gerar consciência das questões geradas pela atuação humana.
Primeiro, calcule sua Pegada Ecológica
a