top of page
Buscar

50 tons de plantas


A principal pergunta a ser respondida aqui é: como plantas que não são verdes realizam fotossíntese? A imensa maioria das plantas que já vimos ou conhecemos são verdes ou possuem partes verdes. Somos capazes de afirmar com bastante certeza que as partes verdes de uma planta são aquelas que realizam fotossíntese, mas aqui vamos descobrir que não somente estas partes ou essa cor indicam isso. Afinal, existem muitas espécies vegetais que não têm absolutamente nenhuma parte verde, então... como elas fazem fotossíntese?

A maioria das plantas jovens costumam ser totalmente verdes, pois, como têm poucas folhas, outros tecidos se tornam verdes para auxiliar o aumento da taxa fotossintética em uma planta que está em pleno e acelerado crescimento. Os plastídios são organelas celulares derivadas de cianobactérias (algas azuis), conforme explico lá na seção de células, segundo a teoria da endossimbiose. Existem plastídeos pigmentados, como os Cloroplastos e Cromoplastos e os não-pigmentados, como os Amiloplastos, Elaioplastos e Proteoplastos (coloquei uma nota no final para explicar a função desses não-pigmentados).

Fazendo um rápido parêntesis sobre os cloroplastos, sempre tento chamar atenção para os nomes na Biologia na intenção de compreender o que eles querem nos falar antes mesmo que busquemos mais sobre. Cloroplasto não tem nada a ver com cloro, nem o contém na sua estrutura química. é que khlōriós é uma palavra grega para "verde". Inclusive o Cloro (Cl), elemento químico, recebeu esse nome, em 1810, por consistir em um gás amarelo-esverdeado nas CNTP.

Bom, voltando ao assunto, vamos falar sobre os plastídeos pigmentados:

1 - Os Cloroplastos estão localizados no citoplasma e têm função fotossintetizantes, e estão em muita concentração em órgãos vegetais que realizam fotossíntese. Sua substância mais importante é a clorofila, o que caracteriza a cor verde (lembra do prefixo grego?), mas também podem possuir carotenoides, responsável pelas cores amarelo-avermelhada.

2 - Os Cromoplastos, também estão localizados no citoplasma e também têm função fotossintetizante, além da atração de polinizadores (nas flores) e dispersores (frutos). São portadores de pigmentos carotenoides (como o β-Caroteno), logo, coloração mais amarelo-avermelhada e não contém clorofila. Os Cromoplastos geralmente surgem de transformações dos cloroplastos, podendo manter a capacidade de se reverter em cloroplastos. Nesse processo de transformação de cloroplastos em cromoplastos, temos o desaparecimento de membranas e da clorofila e um acúmulo enorme de carotenoides, como podemos visualizar no amadurecimento de muitos frutos, como o tomate.

De uma forma resumida, existem vários tipos de clorofila, que variam em detalhes da sua estrutura molecular. Isso, obviamente, altera sua relação com a faixa do espectro luminoso que ela absorve. A principal é a Clorofila a, que está presente em todos os eucariotos fotossintetizantes (plantas e algas), além das cianobactérias. As plantas e alguns tipos de algas possuem também um pigmento acessório chamado de Clorofila b, que por diferenças estruturais, têm uma leve diferença no seu espectro de absorção da luz e serve, combinado com a Clorofila a, para aumentar o espectro a ser utilizado para gerar energia para a fotossíntese, potencializando esse processo. Ambos os pigmentos são verdes. Os outros tipos de clorofila ocorrem em organismos muito específicos, então não vamos entrar em detalhes.

Outras classes de pigmentos que também são fotossintéticos são os carotenoides e ficobilinas, que pigmentam nas cores amarelo-avermelhada e azul-arroxeada. Eles também atuam como pigmentos acessórios, aumentando o espectro de absorção da clorofila a. "Embora os pigmentos carotenoides possam ajudar na captura de luz de diferentes comprimentos de onda, sua principal função é como antioxidante, prevenindo danos causados pelo efeito oxidativo do excesso de luz nas moléculas de clorofila. Sem os carotenoides, não haveria fotossíntese na presença de oxigênio".

Então vamos à pergunta inicial do post: como as plantas que não são verdes fazem fotossíntese?

A resposta para isso é, agora, mais compreensível. A fotossíntese ocorre, em termos gerais, por um pigmento principal (clorofila a), mas é comum vê-la combinada a outros pigmentos, gerando diferentes cores. Então, em toda planta que faz fotossíntese, existe clorofila, mas as diferentes concentrações entre as clorofilas, carotenoides e ficobilinas podem gerar diferentes colorações predominantes, incluindo diferentes tons de verde.

NOTA 1: As plantas que não fazem fotossíntese e não possuem clorofila são obrigatoriamente parasitas, como o cipó-chumbo. Até as plantas carnívoras fazem fotossíntese, como uma forma auxiliar de obter energia.

NOTA 2: Como não são o foco do post, eu não expliquei, mas fica como informação que pode ser útil em outros momentos, existem plastídeos não-pigmentados, que possuem a função de reserva. São eles: Amiloplastos (amido, encontrados em tubérculos e raízes), Elaioplastos (óleos essenciais) e Proteoplastos (proteínas).

FONTES:

RAVEN, Peter H. et al. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978.

#BiologiaVegetal #Fotossíntese

1.433 visualizações0 comentário
bottom of page