
Os principais exames de acesso à universidade pública são o ENEM, Vestibular da UERJ e do CEDERJ. Cada um tem seu próprio estilo, e por isso, deixo nesta sessão uma descrição breve, os editais mais recentes, as provas anteriores e os seus respectivos gabaritos! Aproveitem.

CONFIRAM O CALENDÁRIO
DE INSCRIÇÕES E PROVAS
DE 2021
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação de desempenho dos estudantes do Ensino Médio no Brasil. Inicialmente, servia apenas para fornecer indicadores do nível de ensino para os governantes pensarem políticas públicas de educação, mas hoje se tornou também a principal porta de entrada nas instituições públicas de nível superior também! Antigamente, os vestibulandos tinham que se inscrever em uma prova para cada Universidade, onde cada uma tinha um preço, enfoques de conteúdo e datas diferentes, ou seja, era mais caro e mais cansativo entrar para a Universidade. Mas, recentemente, a maioria das universidades públicas passaram a aceitar o ingresso dos estudantes através da nota do ENEM, abrindo mão das suas provas.
O ENEM ocorre em dois domingos seguidos, sempre por volta do mês de outubro ou novembro. Em cada domingo os alunos fazem 90 questões, totalizando 180 questões e uma redação. O gabarito oficial sai no mesmo ano da aplicação da prova, e você pode conferir quantas questões acertou, mas a sua nota não é calculada a partir da quantidade de questões corretas. Isso por que existe uma conta muito complexa que envolve a dificuldade das questões que você acertou (Teoria de Resposta ao Item, o famoso TRI), além do que diferentes cursos dão mais peso para determinadas áreas da prova do que outras, então você pode ficar com 720.00 para o curso de Ciências Biológicas na UFF e 650.00 para concorrer ao curso de Matemática na UFRJ. É um bocado complicado e a verdade é que mesmo que você calcule sua nota, ela ainda pode variar dependendo do curso que você escolher, então o melhor a fazer é aguardar o cálculo pelo próprio SISU!
Se liga: pra fazer o ENEM, você tem que se inscrever na prova e pagar uma taxa de inscrição. Entretanto, existem alguns critérios que fazem com que você tenha isenção nessa taxa, que é bem salgada (mais de 80 reais). Para saber mais sobre isso, clica no link no fim desse quadro!
Como ingressar na Universidade Pública pelo ENEM? Sempre no ano seguinte da realização da prova é aberto o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Esse sistema é o meio pelo qual as Instituições de Ensino Superior ofertam as vagas nos cursos de graduação. Em outras palavras, o SISU é uma plataforma onde as universidades (que estão oferecendo vagas) vão encontrar os vestibulandos (que estão procurando as vagas) e o match ocorre! Nele, dependendo do curso selecionado, aparecerá a sua nota final e a nota de corte do curso. Para entrar, a sua nota deve ser superior ou igual à nota de corte (que se trata, na verdade, da nota do último colocado). Para conseguir entrar neste sistema e todas as ofertas, o aluno deve informar o número de inscrição do ENEM e a senha.
Como ingressar na Universidade Privada pelo ENEM? Há possibilidade de contrair um contrato de financiamento a partir do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Ele consiste em um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais pagos! O programa também é ligado à nota do ENEM. Outra forma é através do Programa Universidade para Todos (PROUni), que tem como objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.
ENEM

Provas anteriores
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utiliza o sistema de pesos. Isto é, dependendo do curso que você escolher, determinada competência da prova (ex: matemática, natureza) contribui mais à nota final que as outras.
Pesos por curso (UFRJ)
O consórcio CEDERJ é pertencente à Fundação CECIERJ, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social. Oferece 15 cursos de graduação a distância (dentre eles, Ciências Biológicas, Administração, Química, etc) em 32 pólos regionais. Atualmente, há mais de 40 mil alunos matriculados, que são acompanhados através de atividades à distância e presenciais, com provas e aulas práticas, no caso dos cursos que assim tiverem. Isto é, o modelo é semipresencial, e o diploma é emitido pela Universidade Pública que apadrinhar o curso, sem distinção do diploma da modalidade presencial. Enquanto cursar, o estudante recebe gratuitamente todo material didático na forma online e impressa.
A prova consiste em uma redação e 60 questões de múltipla escolha, que devem ser feitas em 4 horas. Confira todas as informações no Edital!
CEDERJ - Faculdade Semipresencial

Provas anteriores
(22) 3861-4844/ (24) 2431-9982/ (21) 2334-5374
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro possui um ingresso alheio ao ENEM, isto pois é constituída de duas fases. A primeira é uma prova objetiva de múltipla-escolha com 60 questões, onde o aluno obtem um conceito (A, B, C, D ou E). Cada um desses conceitos é dado para determinada faixa de questões acertadas na prova, por exemplo: recebe A aquele que acerta mais de 70% da prova; B, maior que 60% e menor ou igual a 70%; C, maior que 50% e menor ou igual a 60%; D, maior que 40% e menor ou igual a 50%. Quem tira 40% ou menos recebe conceito E, sendo eliminado do exame. Diferente do ENEM, todas as questões tem peso igual e é possível saber o seu conceito assim que o Gabarito Oficial é divulgado.
Para que este conceito serve, afinal? Bem, cada conceito adiciona determinada pontuação à segunda fase. Quem tira A, pode adicionar 20 pontos ao somatório; B, adiciona 15; C, adiciona 10 e D, adiciona 5 pontos! A pontuação final será, portanto, fruto do somatório da primeira fase com a segunda fase, que dependendo do curso ao qual você está concorrendo (que diferente do ENEM, é escolhido no ato da inscrição) a segunda fase consistirá em uma prova discursiva específica. Por exemplo: aqueles que optam por cursar Direito, farão prova discursiva de História e Português e Redação. Os que desejam cursar Psicologia farão prova de Biologia, Língua Estrangeira e Redação, e assim por diante.
UERJ
Provas anteriores
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ) também utiliza o sistema de pesos na segunda fase. Isto é, tanto a prova quanto o valor de cada competência muda dependendo do curso escolhido. Confira na pág. 4 do Edital.
Quais provas discursivas farei?
